sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Flor da Serra, da Picada Karnopp



1963 foi marcado por eventos reconhecidos nacional e internacionalmente. Naquele ano ocorreu o primeiro vôo do Boeing 727, Maurício de Sousa criou a personagem Mônica, a Rede Tupi realizou a primeira transmissão em cores do Brasil, o cardeal Giovanni Battista Montini foi eleito Papa, tomando o nome de Papa Paulo VI, Ieda Maria Vargas foi eleita Miss Universo e o presidene americano John F. Kennedy foi assassinado durante uma visita a Dallas, no Texas. Pela pacata terra candelariense, foi fundado no dia 13 de janeiro de 1963, na localidade de Picada Karnopp, a Sociedade Esportiva Flor da Serra, com o objetivo de unir os laços de amizade através da prática do futebol, mas que acabou entrando na história do futebol no município.
Segundo o ex-lateral esquerdo da equipe, hoje proprietário da revenda Gündel Veículos, Reinaldo Gündel, nos primeiros anos, o campo do Flor da Serra ficava localizado na propriedade de seu pai, Fredolino Gündel, na localidade de Picada Karnopp. “Seu Naldo”, como é conhecido, conta que nos primeiros jogos da equipe, a maioria dos jogadores se deslocava a cavalo para as partidas. “Algum tempo depois, o Arnildo Otto (já falecido), comprou um caminhão e passou a transportar a nossa equipe”. O Flor da Serra era muito conhecido por jogar vários amistosos e torneios. “Uma vez disputamos um torneio de futebol na Linha do Salso, no campo de propriedade do Bubi Rutsatz com duas equipes. Vencemos tradicionais equipes da época como o Tabacos e o São Bento, ambos do Passa Sete, e fizemos a final do torneio”, recorda. Outro fato marcante foi um amistoso que a equipe verde e branca de Picada Karnopp disputou contra o Olarias, na Linha do Rio. “Vencemos aquele amistoso por 6x0, com o João Moraes marcando quatro gols. Na semana seguinte, o Olarias convidou o João para fazer parte do plantel deles”. Seu Naldo relata ainda que grande parte dos jogadores da equipe disputavam campeonatos com o time do São Miguel, do Pitingal, o qual existe até hoje. Em meados dos anos 70, a equipe mudou o campo para a entrada do Arroio Lindo, onde hoje está localizado o Ginásio de Esportes da Vila União. A equipe existiu até o início dos anos 80, quando acabou se dizimando. “Os que gostavam de futebol na região acabaram vindo para a cidade e os mais novos não continuaram com a equipe”, disse. Participaram do Flor da Serra os seguintes membros: Delano Wagner, Cirilo Wagner, Miro Rutsatz (Melado), Otomar Rutsatz, Erno Goelzer, Egon Frömming, Zenildo Quoos, Cidimar Krieck (Pastor Krieck), João Morais, Reinaldo Gündel, Romildo Gündel, Heitor Klaus, Sandor Cristmann, Arthur Rohde (já falecido, pai do secretário de Obras, Ênio Rohde), Adão Moraes, Quinco de Morais, Balduíno “Baldo” de Moura, José dos Santos, entre outros. Ataliba de Morais foi o primeiro técnico e Ari Ensllin o primeiro presidente da agremiação.
a S. E. Flor da Serra: Delano Wagner, Sandor Christmann, Adão Moraes, Élio Carneiro, Oscar Moraes e Balduíno de Moura. Agachados: João Moraes, Eliseu Ferreira, Egon Frömming, Zenildo Quoos e Reinaldo Gündel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário