sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Os campeões da Copa Medianeira de Futsal




Na próxima semana terá início a disputa da Copa Medianeira de Futsal, com o Colégio Medianeira voltando a organizar um campeonato após 27 anos. Desde que foi fundado, este será o 9º campeonato a ser organizado pelo educandário. Confira abaixo a história dos outros campeonatos realizados na escola.

1976 - 1º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Com a inauguração do ginásio do Colégio Medianeira em meados de 1975, o até então campeonato do Clube Rio Branco terminou neste mesmo ano. Em 1976, o educandário, através dos irmãos lassalistas, organizam o 1º campeonato no ginásio. Um total de 12 equipes participaram do certame: Brasil, Minuano, AABB, Car Sul, Medonhos, Opinião, Clube Rio Branco, Dragões, Cosmos, Novo Banco, Esquina Movéis e Princesa. 

Após três fases de classificação, Dragões x Clube Rio Branco fizeram a final do certame. No tempo normal, houve empate em 2x2 e na prorrogação nova igualdade: 0x0. Então, a decisão foi para os pênaltis. Após três séries de cobranças de três penalidades para cada equipe, o Clube Rio Branco venceu os Dragões por 7x6. Foi a primeira decisão por pênaltis em uma final de campeonato no futebol de salão em Candelária. O time campeão do Clube Rio Branco foi formado pelos seguintes atletas: Luizinho, Beto, Astor, Tranqueira, Volnei e Serginho.


1977 - 2º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Em meados de 1977 acontece o 2º campeonato do Medianeira. Os Gaviões confirmam a boa fase e conquistam pela primeira vez o certame. O time campeão foi formado com Alfredinho, Adônis, Jorge, Vanderlei, Paulo, Rui Goelzer e Tiza.


1979 - 3º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Em 1979 foi realizada a terceira edição do campeonato do Medianeira, certame este que não ocorreu em 78 em razão da participação do Minuano no estadual. A competição foi vencida pelo Clube Rio Branco, que sagrou-se bi-campeão. 

1980 - 4º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Em 1980, ocorre a quarta edição do certame, com os Gaviões conquistando o título, sagrando-se também bi-campeão da competição.


1981 - 5º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Em 81, foi realizada a quinta edição que contou com 20 equipes participantes, sendo o certame com maior número de equipes já registrada. Após vários jogos, a equipe da JPV conquistou o título, sendo o time formado com os mesmo jogadores dos Gaviões.

1982 - 6º Campeonato de futebol de salão do Colégio Medianeira

Em 82, acontece a sexta e última edição do certame, que consagra a equipe do Unibanco, que conquista o título pela primeira vez. O time campeão contava com os seguintes jogadores: Graxa, Cirilo, Peri, Danilo, Serginho, Carlinhos, Ênio Rohde, Arno, Lalinho, Laércio e Iro Beise. O time era comandado pelo gerente da agência local, Hilton Ellwanger.

Unibanco foi campeão do campeonato do Medianeira em 1982



1992 - Copa Brahma de Futsal

Em meados de 1991, o Ginásio Municipal foi cedido pela prefeitura para a instalação da fábrica de calçados Schmidt em Candelária, fato que gerou muita polêmica no município. Em razão disto, a terceira edição da Copa Antártica de Futsal, que seria realizada no Municipal, passou para o Ginásio Medianeira, com o nome de I Copa Brahma de Futsal, pois a distribuidora de bebidas Dibecan tinha um contrato com educandário na época. 
O campeonato iniciou em dezembro de 91 e teve as finais em fevereiro de 92. O campeão deste certame foi a equipe do Bola Preta, de Rio Pardo, que venceu na final o Clube Vera Cruz, de Vera Cruz. As equipes candelarienses participantes do certame foram eliminadas na primeira fase. O Ginásio Municipal ficou quase um ano sob a posse da empresa calçadista, problema que só foi resolvido em agosto de 1992, com a empresa se deslocando para outro prédio disponibilizado pela municipalidade, sendo o Ginásio devolvido à comunidade. Em razão disto, o Municipal de 1992 não foi realizado.


1997 - Copa Gazeta/Medianeira de Futsal

Em 1997, o Colégio Medianeira realizou a Copa Gazeta/Medianeira de Futsal. O certame contou com a participação das equipes do Gundel Veículos, Casa Andrade/Pão Bom, Fiorentina/Posto Ipiranga, Engenheiros do Trago, Auto-Car Veículos, Requinte e Kasa Imóveis. Na primeira fase, as equipes se enfrentaram no sistema todos contra todos em turno e returno com os dois melhores decidindo o título da competição e as equipes que ficaram em 3º e 4º lugar na fase classificatória, decidindo o 3º lugar. As rodadas foram disputadas nas noites de terça e quinta no Ginásio do Colégio Medianeira. O certame foi organizado por Lurdes Ellwanger (diretora do Colégio Medianeira) e Suzana Couto da Silva, que na época trabalhava no Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul.

As equipes da Auto-Car e da Kasa Imóveis se habilitaram para a final e as equipes do Casa Andrade/Pão Bom e Fiorentina decidiram o terceiro e quarto lugar. Na decisão de 3º e 4º lugar, a Fiorentina venceu a Casa Andrade por 4x3 no primeiro jogo, gols de Demétrius (2), Lauro e Charles para a Fiorentina e de Fausto (2) e Gilmar Pavin para a Casa Andrade. No segundo jogo, a Casa Andrade/Pão Bom venceu a Fiorentina no tempo normal e na prorrogação com morte súbita por 1x0, gol de Gilmar Pavin, com a Casa Andrade/Pão Bom finalizando em terceiro lugar e a Fiorentina em quarto lugar.

Na final, Auto-Car e Kasa Imóveis realizaram uma grande decisão. No primeiro jogo, empate em 4x4, gols de Nereu (2), Claudio Cézar e Miguel Inácio para a Auto-Car e de Bafu (4) para a Kasa Imóveis. No segundo jogo, a Auto-Car confirmou o título ao derrotar a Kasa Imóveis por 11 x 4, gols de Nereu (4), Taxinha (2), Itamar (2), Zeiro e Márcio para o Auto-Car. Os gols da Kasa foram marcados por Joel (2), Luciano e Marcelo. A partida final foi marcada por agressões envolvendo o técnico e jogadores da Kasa Imóveis contra a arbitragem após a expulsão de um atleta da Kasa Imóveis quando a partida estava 7x3 para a Auto-Car. 

O time da Auto-Car foi formado com Zeiro, Miguel, Itamar, Taxinha, Claudio Cézar, Márcio Soares, Nereu, Ducho, Neguinho e Abel. Time treinado por Valmor Weirich e auxiliar Arno Henrique Weirich. Já a Kasa Imóveis foi formada com Bau, Márcio, Matheus, Bafu, Marcelo, Luciano e Joel, time treinado por Luiz Fernando Machado. Zeiro recebeu a medalha de goleiro menos vazado e o Requinte recebeu o troféu disciplina da competição. 

Auto-Car Veículos foi o campeão da Copa Gazeta/Medianeira em 1997


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário