segunda-feira, 29 de junho de 2015

Intermunicipal de futebol - parte 2

A temporada 2015 da série Riquezas do Nosso Futebol publica hoje, 12, a última reportagem da edição que resgatou as histórias de clubes e campeonatos de futebol envolvendo as cidades de Novo Cabrais, Cerro Branco e Candelária. Hoje será contada a disputa dos dois últimos Campeonatos Intermunicipais de Futebol entre Candelária e Cerro Branco, realizados em 93 e 94, que foram vencidos por Estrela e Minuano (titulares) e Unidos e Ouro Verde (reservas). 

Estrela, bicampeão em 1993
Na terceira edição do Intermunicipal, em 1993, oito equipes participaram da disputa. Jogaram naquele ano os times do Estrela, Real, União e Cerro Branco (Cerro Branco) e Unidos, Olarias, Canarinho e Aliança (Candelária). Na fase classificatória, as equipes de Cerro Branco (chave A) enfrentaram as de Candelária (chave B) em turno e returno. Somente os campeões de cada chave no primeiro e segundo turno obtiveram classificação para as semifinais nas categorias A e B. Nos titulares, as semifinais foram entre Unidos x União e Estrela x Olarias. 
Nos jogos de ida, o Unidos fez 5x2 no União, no Estádio Darcy Martin, gols de Fio, Miguelzinho, João Leandro e Rogério (2) para os candelarienses. Cleber e Edson descontaram para os cerro-branquenses. Já na Picada Pfeifer, o Estrela venceu o Olarias por 2x0, gols de Lione e Ji para a equipe de Cerro Branco. Nas partidas de volta, o Unidos foi até a Picada Pfeifer (campo do Estrela) e obteve a vaga na final ao empatar em 2x2 com o União, gols de Telmo e Cléber para os cerro-branquenses e de Flávio (2) para os candelarienses. Já o confronto entre Olarias x Estrela foi vencido pelo Olarias por 1x0, gol de Nereu. O resultado forçou a realização de um jogo extra no Estádio Darcy Martin. Após empate em 0x0 no tempo normal e na prorrogação, o Estrela avançou para a final ao vencer por 4x2 nos pênaltis.
A final entre Unidos x Estrela foi disputada em dois jogos no Estádio Darcy Martin. No primeiro jogo, o Estrela venceu por 1x0, gol de Maneco. Na partida de volta, ocorreu o empate em 1x1, gols de Zico para o Estrela e de Telmo Cezar para o Unidos, resultado que garantiu o bicampeonato ao time da Picada Pfeifer. O time campeão foi formado com Giovani, Balaca, Zequinha, Luis Cesar e Lindomar. Gi, Mateus, Fernando (André), Duxinha (Rogério), Maneco e Zico. Já o Unidos teve Zeiro, Airton (Taxinha), Pingo, Bafu e Miguel Inácio. Zeca, Amarante e Rogério. Gilmar Pavin, Lindomar e Miguelzinho. Nas equipes B, o Unidos foi o campeão ao vencer o Olarias por 4x1 na final disputada na Linha do Rio. Os gols foram marcados por Taxinha, Lindomar (2) e Pingo para o Unidos. Alcione marcou para o Olarias. 



Estrela, bicampeão em 1993


Minuano, campeão em 1994
A hegemonia de Cerro Branco na competição foi quebrada no ano de 1994 com a conquista do único título de uma equipe candelariense na categoria titulares. Coube ao Minuano, da Vila Fátima, encerrar com o tabu. Novamente oito equipes participaram da competição. Com a ausência do Cerro Branco, coube ao Grêmio Esportivo Juventude, que naquele ano comemorou 50 anos de fundação, integrar a chave de Cerro Branco com Real, Estrela e União. Já a chave de Candelária foi composta por Minuano, Ouro Verde, Botucaraí e La Salle. Novamente as equipes se enfrentaram em turno e returno. Os dois melhores que somassem a maior pontuação geral por chave se classificavam para as semifinais.
Um dos motivos que fez com que o certame fosse realizado pela última vez foi a sequência de confusões registradas na competição. Estreante na competição, o La Salle foi eliminado pela Junta Desportiva Disciplinar por reincidência de agressões envolvendo membros da equipe durante a fase classificatória. Nos titulares, o Botucaraí perdeu pontos pela escalação de um atleta irregular. A infração beneficiou o Real, de Cerro Branco, que obteve os pontos da partida e se classificou para a semifinal, eliminando o Estrela da competição.
Nos titulares, as semifinais do intermunicipal foram entre União x Ouro Verde e entre Minuano x Real. Nos jogos de ida, empates em 0x0 (Minuano x Real) e 2x2 (Ouro Verde x União). Nas partidas de volta, novo empate em 2x2 entre Minuano e Real. Na morte súbita, o Minuano obteve a classificação para a final ao vencer por 1x0. Já o União conquistou a classificação ao vencer o Ouro Verde por 4x0 na Picada Pfeifer.
Na final, novamente em dois jogos no Estádio Darcy Martin, o União buscava o bi e o Minuano um título inédito. No primeiro jogo, empate em 1x1, gols de Batista para o Minuano e de Sergio Almeida para o União. No segundo jogo, o Minuano fez valer a sua tradição em finais e quebrou o tabu cerro-branquense ao vencer o União por 1x0, gol de Cláudio Cezar para o time da Vila Fátima. O time campeão foi formado com Fabiano, Ducho, Gilmarão, Márcio e Air. (Xande), Ebandro, Julio e Nereu. Claudio Cezar, Farias e Batista (Luizinho). Já o União foi formado com Nico, Alamir, Luis, Nenê e Jeremias (Leandro); Denisson (Dilson), Larri (Anderson) e Queli. Machado, Sergio Almeida e Pelezinho.
Nas equipes B, o título ficou com o Ouro Verde ao vencer o Botucaraí. No jogo de ida, empate em 1x1 e no jogo de volta, vitória da equipe da Linha Bernardino por 2x0, gols de Lito (2). O time campeão foi formado com Ilimar, Rogério, Evandro, Alceu, Maurício, Elton, Lito, Pirú, Gildomar, Marcelo, Valdomiro, Marco Garcia e Renê Kohl.


Minuano, campeão em 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário