terça-feira, 23 de junho de 2015

Intermunicipal de Futebol Sete de Novo Cabrais - Parte 1

Domínio candelariense nos
primeiros intermunicipais de sete

Neste primeiro capítulo será contada a história do Campeonato Intermunicipal de Futebol Sete de Novo Cabrais. O certame foi realizado pela primeira vez em 2003, através de uma iniciativa do Conselho Municipal de Desporto, durante a gestão do então prefeito Valério Lawall. Participaram daquele ano o Autocar/Supergasbrás (Candelária), Celetro (Cachoeira do Sul) e as seleções de Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco e Dona Francisca. Todos os jogos ocorreram nas terças e sextas, no antigo campo do Central, na sede do município.
Na fase classificatória as equipes se enfrentaram no sistema todos contra todos, se classificando os dois melhores times para a final, que foi disputada em dois jogos. Se habilitaram para a decisão as equipes do Autocar (Candelária) x Paraíso do Sul. No primeiro jogo o Autocar venceu Paraíso por 6x2. Na segunda partida, a Seleção de Paraíso venceu por 2x1. A decisão foi para a prorrogação, que terminou em 0x0. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Beto Costa, do Autocar, que defendeu três pênaltis. Cesar marcou a cobrança que definiu a vitória do Autocar por 1x0, conquistando o primeiro título para Candelária. O goleiro Lisandro, de Dona Francisca, foi o menos vazado e Cesar, da Autocar, com 16 gols, o goleador. O time campeão foi formado com Beto Costa, Daltro, Rafael Vezentini e Roni. André Almeida, Greg e Cesar. Também atuaram Quaty, Matheus Hoeltz, Bafinho, Motta e Douglas Braga, treinados por Marcelo Souza e Omar Salameh.
Em 2004 ocorreu a segunda edição, já denominada de Aberto de Futebol Sete. Participaram dez equipes, divididas em duas chaves de cinco. Os dois melhores de cada chave se classificavam para as semifinais. A chave A foi composta por Central/Infotec (Novo Cabrais), União (Candelária), Friedrich (Agudo), Central (Cerro Branco) e Mixto (Novo Cabrais). Já a chave B teve Autocar (Candelária), Lojas Cerentini (Novo Cabrais), 4S (Candelária), Mídia Visual (Cachoeira do Sul) e União Juvenil (Cerro Branco).
Nas semifinais, disputadas em jogo único, se enfrentaram Autocar x União e Central/Infotec x Lojas Cerentini, com Autocar e Central/Infotec se habilitando para a final. Na decisão, o Autocar foi superior e conquistou o bi-campeonato ao vencer o Central/Infotec por 3x2. O goleiro Beto Costa, da Autocar, foi o menos vazado e Marlon Neu, do Friedrich, o goleador do certame com 14 gols. O time vencedor de 2004 foi formado com Beto Costa, Daltro, Rafael Vezentini, Roni, André Almeida, Greg e Cesar. Também atuaram Quaty, Mateus Hoeltz, Douglas Braga, Bafinho, Motta e Alemão, novamente treinados por Marcelo Souza e Omar Salameh.
Em 2005 o certame não foi realizado, sendo retomado em 2006, com a disputa das categorias livre e veteranos. Na livre, 10 times participaram, sendo divididos em duas chaves de cinco. Os dois melhores de cada chave disputaram as semifinais, com os vencedores disputando a final. A chave A foi formada com Valnei Rios (Novo Cabrais), Ajura Dickow (Agudo), Trianon (Cerro Branco), Severo/Bar Aba (Candelária) e Latino (Agudo). Na chave B jogaram Junidos (Novo Cabrais), Aimoré (Candelária), Mercadinho do Alemão (Cachoeira do Sul), Associação Olímpica (Cerro Branco) e Loja da Zéia (Novo Cabrais). No veteranos, quatro times se enfrentaram no sistema todos contra todos, se classificando os dois melhores para a final. Participaram La Pelle (Candelária), São José (Cachoeira do Sul), Associação Cabrais (Novo Cabrais) e Quilombo (Paraíso do Sul).
Na livre, as semifinais foram entre Ajura/Dickow x Associação Olímpica, com vitória da Ajura por 4x2, e entre Severo/Bar Aba x Loja da Zéia, onde o Severo avançou para a final ao vencer por 2x0. Na final, Severo e Ajura fizeram um jogo equilibrado, que terminou empatado em 0x0. Na prorrogação, o Severo, de Candelária, foi melhor e venceu por 2x0, gols de Marco Kohl (2), se consagrando campeão do certame. O goleiro Marcelo Steil, do Severo, foi o menos vazado e os atacantes Lito (Loja da Zéia) e Marco Kohl (Severo), os goleadores do certame, com oito gols. O time do Severo, campeão em 2006, foi formado com Marcelo, Jacomini, Gerson e Zebu. Dudu Grehs, Dudu Silveira e Marco Kohl. Também atuaram Márcio Fröeming, Marcelo Porto e Jader Conti, treinados por Márcio Soares e Paulo Cezar Severo.
Nos veteranos, a final foi disputada em duas partidas entre La Pelle x Associação Cabrais. No primeiro jogo, o time de Novo Cabrais venceu por 1x0, gol de Adair. Na segunda partida, a La Pelle venceu no tempo normal por 4x1 e na prorrogação por 3x0, gols de Hermes (3), Marco Kohl (3) e Daniel. Jair descontou para o time de Novo Cabrais. O goleiro Zeiro, da La Pelle, foi o menos vazado e Marco Kohl, da La Pelle, o goleador da categoria, com 14 gols. O time vencedor foi formado com Zeiro, Sebinho, Leonel, Nei, Félix, Hermes e Marco Kohl. Também jogaram Abel, Mico, Daniel e Lucas Michels, equipe treinada por Valmir Behling e Valmir Eckel. Na próxima edição serão relatados os campeonatos de 2007 a 2011.
Autocar, de Candelária, campeão em 2003 e 2004

La Pelle/Bar Aba, campeão dos veteranos em 2004 e 2006


Severo, de Candelária, campeão em 2006

Reportagem da Série publicada pelo Jornal Folha de Candelária




Nenhum comentário:

Postar um comentário