sexta-feira, 26 de junho de 2015

União, de Arroio Bonito

1981. Época que a ditadura militar começava a enfraquecer e a democratização do Brasil ganhava força no cenário político. No futebol, o Flamengo, de Zico, encantava, vindo a sagrar-se campeão da libertadores e do mundo. Com gol de Baltazar, em um Morumbi lotado, o Grêmio surpreendia o São Paulo e sagrava-se pela primeira vez campeão brasileiro de futebol.  Neste ano, no local conhecido como "Bar da Odete", em Arroio Bonito, interior de Cerro Branco, começava a surgir a Sociedade Esportiva União.
Quem lembra desta história é o ex-presidente e treinador da equipe, o vereador  Emir Lange, 47 anos. Ele conta que o time começou através de seu pai, Emilio Lange (já falecido) e um grupo de amigos, visando desenvolver a prática do futebol na localidade. O primeiro campo foi construído aos fundos da propriedade de Lange. "Para chegar no campo os carros precisavam passar por duas pranchas em uma sanga. Aqueles que bebiam demais, nós tínhamos que ajudar na volta, senão eles não passavam". O primeiro presidente da equipe foi Mauro Stecker. Emir lembra que Stecker pagava passagens de ônibus para Danilo Faber marcar amistosos com os outros times da região. "No início foi difícil, o Fabinho ia de ônibus e marcava os jogos. Aos poucos, o União foi sendo conhecido", conta Emir.Os primeiros jogadores da equipe foram Luis, Vilson, Clécio, Mateus, Osmar, Zezinho, Elisaldo, Vuta, Telmo, Márcio e Hélio.
CAMPEONATOS - Com o tempo, o União começou a fortalecer a sua base com jogadores oriundos de Estrela e Real. Como Cerro Branco pertencia ao município de Cachoeira do Sul, a equipe participou dos campeonatos da 2ª divisão, ficando entre os quatro melhores no segundo ano, obtendo o acesso para a 1ª divisão. "Naqueles campeonatos, o presidente ia de trator buscar jogadores em Rincão da Porta (hoje Paraíso do Sul), que trabalhavam na empresa Rabelo, que estava construindo a RSC 287. Foram bons tempos", diz Emir.
No primeiro ano na elite do futebol cachoeirense, em 1989, o União estava na liderança da competição, quando uma briga interrompeu o campeonato. A equipe cerro-branquense estava sete pontos na frente do segundo colocado e era considerada favorita a vencer o título. Nos anos 90, o time de Cerro Branco passou a disputar os intermunicipais de futebol, onde sagrou-se campeão dos titulares em 1992, ao vencer o Canarinho, de Candelária, na final.
Em 1994, a equipe de Arroio Bonito conquistou o único título de campeão municipal de futebol de Cerro Branco ao vencer o Alto Cerro Branco nas finais das categorias A e B. "Para mim essa foram as conquistas mais marcantes, pois foi um campeonato que tinha Real, Estrela e Alto Cerro Branco. Naquela época a rivalidade entre os times era muito acirrada", se recorda o ex-dirigente.
Após, não houve mais campeonatos, com o clube se dedicando a realizar somente amistosos. "No verão, sempre estávamos com a agenda cheia de amistosos em casa durante quatro meses. O pessoal gostava de ir devido à estrutura que tínhamos, com boa sombra, copa e cozinha. Com o lucro que tínhamos, sempre depois dos jogos, os jogadores ganhavam lanche e bebida liberada"
A equipe também formou um time feminino de futebol onze, que foi pioneiro na região. A equipe feminina sagrou-se campeão regional de futsal ao vencer o Excudetto, de Santa Cruz do Sul, por 7x3, em final disputada no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul. O União também obteve conquistas nos municipais de futsal e de futebol sete em Cerro Branco. Após o término dos campeonatos de sete, o time parou as suas atividades. "Infelizmente o futebol sete terminou com o onze na região. Devido a isso se diminuiu o interesse e paramos com o time. Tenho saudades daquela época, onde cada domingo era uma alegria, uma diversão para todos",  finalizou Emir.

Uma das primeiras formações do União, em 1981

União, campeão intermunicipal em 1992


União, campeão municipal de Cerro Branco em 1994

Emir Lange mostra a galeria de troféus da equipe guardada na antiga sede


Nenhum comentário:

Postar um comentário