segunda-feira, 29 de junho de 2015

Os intermunicipais de futebol - parte 1

A série Riquezas do Nosso Futebol relembra hoje, 4, e na próxima edição um dos campeonatos mais disputados e que envolveu as comunidades de Candelária e Cerro Branco. As histórias contadas serão do Intermunicipal de Futebol, que foi realizado entre 1991 e 1994. Na primeira parte, relembramos as duas primeiras disputas, realizadas em 91 e 92, que foram vencidas por Estrela e União (titulares); Minuano e Real (reservas). 

1991 - Estrela, o primeiro campeão
Através de iniciativa do esportista Valério Lawall, presidente do Estrela, um novo Campeonato de Futebol de Campo começou a ser idealizado, visando fomentar a prática do esporte nos municípios de Candelária e Cerro Branco. Após um primeiro encontro, realizado no dia 25 de janeiro de 1991, na Câmara de Vereadores de Cerro Branco, ficou definido que naquele ano começaria a ser realizada a disputa do Campeonato Intermunicipal de Futebol envolvendo os dois municípios.
Em 91, se habilitaram para a disputa as equipes do Estrela (Picada Pfeifer), União (Arroio Bonito), Real (Cerro Branco), Cerro Branco (Alto Cerro Branco), representando Cerro Branco, e de Minuano (Vila Fátima), Botucaraí (Vila Botucaraí), Canarinho (Linha Facão) e Unidos (Bairro Ewaldo Prass), representando Candelária. Para marcar o início do campeonato, foi realizado no campo do União, em Arroio Bonito, um torneio-início envolvendo as equipes participantes. A final foi entre Estrela x Unidos, com o time candelariense sendo declarado campeão após sorteio.
Na fase classificatória, as equipes se enfrentaram em turno e returno, com as duas melhores de cada turno avançando para as semifinais. A fase semifinal foi entre Estrela x Unidos, com vitórias da equipe da Linha Pfeifer por 3x1 e 1x0. No outro confronto, entre União x Canarinho, empate em 3x3 em Arroio Bonito e vitória do Canarinho por 3x0 em Linha Facão. Na final, disputada em dois jogos no estádio Darcy Martin, o Estrela conquistou o título ao vencer o Canarinho por 1x0, gol de Mirat, no primeiro jogo, e empatar em 0x0 na segunda partida. O time campeão do Estrela foi formado com Bráulio, Vanderlei, Badeco, Elton, Rogério, Mirat, Osmar, Gi, Fernando, Leone (Tito) e Zico. Vice-campeão, o Canarinho foi formado com Zeiro, Leomar, (Rui Kohl), Itamar, Tesch, Enor, Poio, Hermes, (Carlão), Marcos Kohl, Roni e Barbosinha (Dilamar). Nas equipes B, o Minuano, da Vila Fátima, foi o campeão ao vencer o Unidos, nos pênaltis, por 4x3.


Estrela, da Linha Pfeifer, foi o primeiro campeão intermunicipal em 1991


1992 - União conquista título nos pênaltis 
Em 1992, o Intermunicipal de futebol já era uma realidade consolidada. Oito equipes participaram da disputa. As novidades daquele ano foram as estreias de Ouro Verde, Olarias e Aliança, que entraram após as desistências de Unidos, Botucaraí e Minuano. Os três estreantes se juntaram ao Canarinho como os representantes de Candelária. Estrela, União, Real e Cerro Branco seguiam como os representantes de Cerro Branco.
A fórmula de disputa seguia a mesma, com as equipes divididas em duas chaves de quatro e se enfrentando em turno e returno, com os dois melhores de cada chave por turno avançando para as semifinais.  No primeiro turno, os classificados foram Canarinho e União. No segundo, avançaram para as semifinais Olarias e Cerro Branco, que obtiveram a classificação ao golear o Ouro Verde por 21x1, sendo esta a maior goleada já registrada na história do futebol amador local.
Nas semifinais, se enfrentaram Olarias x União e Canarinho x Cerro Branco. Nos jogos de ida, vitórias do Olarias por 2x1 na Linha do Rio e do Canarinho por 4x3 em Alto Cerro Branco. Nas partidas de volta, o Cerro Branco venceu o Canarinho por 3x2 na Linha Facão, mas o Canarinho se classificou por ter melhor campanha. Já o União venceu o Olarias por 2x1 em Arroio Bonito, com o time de Cerro Branco também se classificando pela melhor campanha.
Na final, novamente disputada em dois jogos no estádio Darcy Martin, Canarinho x União empataram em 0x0 nos dois jogos. O título foi decidido nos pênaltis, em série alternada de cobranças. O União coverteu as cobranças com Butica, Osvaldo e João Gaspar. Marco Kohl marcou para o Canarinho e Poio errou a sua cobrança, que selou a conquista do título pela equipe cerro-branquense. O time do União foi formado com Adriano, Douglas, Badeco, Mariton e Butica. Queli, Murat e Larri. Carlinhos, Fernando e Teco. Entraram Osvaldo, João Gaspar e Everson. Já o Canarinho teve Chico Preto, Roni, Hugo, Enor e Arselmo. Chubrega, René e Ari. Alex, Clóvis e Marco Kohl. Entraram Hermes, Marco Garcia, Gérson e Poio. Nas equipes B, o Real, de Cerro Branco, sagrou-se campeão ao vencer o Aliança, de Candelária, por 1x0. A final foi realizada em jogo único, no campo do Olarias, na Linha do Rio.  



União, de Arroio Bonito, sagrou-se campeão em 92 ao vencer o Canarinho nos pênaltis

Nenhum comentário:

Postar um comentário