segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Real, de Cerro Branco

Anos 60, época que o Brasil começava a se encantar com as maravilhas do futebol após as conquistas da Seleção Brasileira, que se consagrou bi-campeã do mundo nas copas de 58 na Suécia e de 62 no Chile. O Santos, de Pelé, Pepe, Coutinho e Cia, encantava o mundo e se consagrou bi-campeão mundial interclubes em 62 e 63 ao vencer Benfica e Milan. No Distrito de Cerro Branco, interior de Cachoeira do Sul, surgia no ano de 1962, a equipe denominada Real, fundada por membros da Juventude Luterana Betel.
Conforme informações colhidas pelo atual presidente do clube, Alexander Gehres, o time surgiu após o pastor Bruno Rith formar a Juventude Luterana Betel, onde os jovens tinham a necessidade de reunir os jovens na comunhão e no lazer. Os próprios jovens da época construíram o atual campo da equipe, localizado aos fundos da Comunidade Betel, com o uso de carroças, pás, enxadas para colocar terra e plainar o terreno, que ficava em uma área de banhado no local.
O primeiro time do Real foi formado com Bodo Rolando Weber, Streck, José Alves Ferreira (Neguinho), Lourenço Halberstadt, Milton Borchardt, Hilton Seckler (Faísca), Bruno Seckler, Carlinhos Fetter, Erny Kudrna, Professor Valter Schlling, Ernani Kudrna, Bruno Radtke, Bruno Rith, Herci Scheffel e Tio Nica.
A partir dos anos 70, João Darci Ferreira, hoje com 58 anos, assumiu o time. Ele recorda que ele e seu pai, Amélio Alves Ferreira (já falecido), organizavam o time para a disputa de amistosos e torneios aos finais de semana. "Sempre jogávamos amistosos. O futebol era uma diversão a cada domingo, com a comunidade sempre prestigiando", lembra Ferreira. Conforme o ex-jogador do Real, toda a renda adquirida na copa e cozinha era revertida para a construção da estrutura do campo.
Sobre os adversários, João e Alexander lembram das partidas contra o Estrela. "Estrela x Real sempre foi um grande clássico. A rivalidade se formou porque ninguém aceitava perder", conta João. Em campeonatos, o Real participou nos anos 70 e 80 da segunda e primeira divisão em Cachoeira do Sul. O melhor resultado da equipe foi o vice-campeonato da segunda divisão obtido em 1976. No ano de 1992, a equipe reserva do Real sagrou-se campeã do Intermunicipal de Futebol entre Cerro Branco e Candelária ao vencer o Olarias na final.
Entre os anos de1999 a 2010, o Real paralisou as suas atividades. A equipe voltou a disputar competições em 2010 na disputa do Intermunicipal de Futebol entre Cerro Branco, Novo Cabrais e Paraiso do Sul, que teve a final entre Real x Estrela. Assim como antigamente, a rivalidade foi mais forte e interrompeu a partida decisiva disputada em Cerro Branco. Devido ao fato, o campeão da competição não foi conhecido.
Com apoio da Prefeitura Municipal, o campo do Real recebeu melhorias e foi reinaugurado em 2014 com uma partida amistosa entre os veteranos do Real x Veteranos do Grêmio. Idolos como Dinho, Carlos Miguel e Arilson, campeões da América com o tricolor em 1995, estiveram na partida, que foi vencida pelos tricolores por 12x2 sobre os cerro-branquenses. No final do ano, foi realizado um Campeonato Intermunicipal de Futebol entre Cerro Branco e Novo Cabrais. Nos titulares, o Real sagrou-se campeão ao vencer o São Claudio na final, que foi disputada em Cerro Branco.
Atualmente o Real segue as suas atividades. Recentemente a equipe disputou o Campeonato Regional de Futebol Sete de Novo Cabrais e o Campeonato Regional de Futebol do Centro-Serra, sendo eliminado na primeira fase nas duas competições. "O Real tem uma história bonita e que merece ser valorizada pelas novas gerações. Mesmo com todas as dificuldades, continuamos a fazer futebol para manter o time em atividade. Hoje esta cada vez mais difícil pela falta de interesse da juventude, mas espero que isso mude e o Real possa voltar a ser o grande time que foi no passado", finalizou o presidente Alexander Gehres.



Uma das primeiras formações do Real em 1962
Time do Real em registro de dezembro de 1978

Real, campeão intermunicipal (Candelária/Cerro Branco) da categoria B em 1992

Real, campeão intermunicipal (Cerro Branco/Novo Cabrais) da categoria titulares em 2014

Alexander Gehres e João Darci Ferreira relembram as histórias do Real



Um comentário: