terça-feira, 28 de junho de 2011

A história do futsal de Candelária - parte 3




A história do futsal candelariense - parte 3

Com a inauguração do ginásio do Colégio Medianeira em meados de 1975, o até então campeonato do Clube Rio Branco termina neste mesmo ano. Em 1976 o educandário, através dos irmãos lassalistas, organiza o 1º campeonato no ginásio. Um total de 12 equipes participou do certame: Brasil, Minuano, AABB, Car Sul, Medonhos, Opinião, Clube Rio Branco, Dragões, Cosmos, Novo Banco, Esquina Movéis e Princesa. Após três fases de classificação, Dragões x Clube Rio Branco fizeram a final do certame. No tempo normal houve empate em 2x2 e na prorrogação nova igualdade: 0x0. Então a decisão foi para os pênaltis. Após três séries de cobranças de três penalidades para cada equipe, o Clube Rio Branco venceu os Dragões por 7x6. Foi a primeira decisão por pênaltis em uma final de campeonato no futebol de salão em Candelária. O time campeão do Clube foi formado pelos seguintes atletas: Luizinho, Beto, Astor, Tranqueira, Volnei e Serginho.

COPA RIO BRANCO - Para não perder a tradição adquirida ao longo dos anos, o Clube Rio Branco organiza a primeira Copa Rio Branco de futebol de salão. Este campeonato passou a ser realizado nos meses de verão na sociedade. A primeira edição iniciou em dezembro de 1976 e terminou em fevereiro de 1977. O certame foi disputado em três categorias: adulto, infantil e mirim. Seis equipes participaram na adulto (Gaviões, Medonhos, Minuano, Agrovale, Vickings e CRB); três na infantil (Ajax, CRB e Vickings) e três na mirim (Medianeira, Clube Rio Branco e CRB). Na categoria mirim o time do Clube Rio Branco sagrou-se campeão; na infantil o Ajax ergueu a taça; e na adulto a renomada equipe dos Gaviões volta a conquistar um título nas dependências do Clube. A equipe campeã na adulto foi formada pelos seguintes atletas: Alfredinho, Adônis, Jorge, Vanderlei, Paulo, Rui Goelzer e Tiza.
Em meados de 1977 acontece o 2º campeonato do Medianeira. Os Gaviões confirmam a boa fase e conquistam pela primeira vez o certame. A base campeã era a mesma que no inicio do ano havia conquistado a Copa Rio Branco. Já nos meses de verão de 77/78 aconteceu a segunda edição da Copa Rio Branco. Na categoria adulta o campeonato teve a participação de sete equipes: Ipiranga, Ajax, Superúnico, Minuano, Gaviões, Pavões e AABB. O campeonato foi disputado em chave única, com turno e returno. Os campeões de cada turno faziam a final em jogo único. Caso uma equipe vencesse os dois turnos seria a campeã da Copa Rio Branco. O Minuano sagrou-se campeão do primeiro turno e o Superúnico o campeão do returno. Assim, ambos se habilitaram à final do certame. Com gols de Peri, Danilo Rodrigues e Cláudio Cezar duas vezes, o Minuano derrotou o Superúnico por 4x0, conquistando seu primeiro título no futebol de salão candelariense. Paulo Glänzel, dos Gaviões, foi o goleador do certame com 17 gols marcados e Jorge Käfer (falecido), da AABB, foi o goleiro menos vazado com 11 gols sofridos. O Minuano foi campeão com Branco, Neimar, Cláudio Cezar, Danilo Cezar, Peri e Danilo Rodrigues.

ESTADUAL – Em 1978 o CMD presidido por Ruy Kellermann convocou os melhores jogadores de futebol de salão de Candelária para treinar e disputar o estadual. O CMD queria disputar o certame com o nome de Candelária, porém emperrou na documentação. A solução foi usar o nome da Sociedade Esportiva Minuano que, na época, junto com o Juventude disputava o estadual de amadores e estava em dia com a documentação na federação. Como a maioria dos jogadores que estavam na seleção de futsal pertenciam à agremiação no Futebol de Campo não foi problema usar o mesmo nome. O Minuano enfrentou equipes dos seguintes municípios: Guaíba, Santa Cruz, Sobradinho, Estrela, Rio Pardo e Lajeado. Os jogos da equipe no município foram disputados no Ginásio do Medianeira, levando um excelente público sábados à noite para torcer pela equipe candelariense. Mesmo lutando muito e realizando grandes jogos a equipe acabou eliminada na primeira fase.
AMISTOSO – Em meados de 1978 aconteceu em Candelária um amistoso de futsal organizado pelo CMD, em parceria com o Colégio Medianeira, que ficou marcado como um grande acontecimento no município. Foi convidada para vir a Candelária a equipe do Canal 10 da TV Difusora de Porto Alegre que, na época, contava com os seguintes repórteres e comentaristas esportivos: Wianey Carlet, Lauro Quadros e Paulo Santana. A partida foi realizada sábado à noite e levou ao ginásio mais de 700 pessoas. Um fato curioso marcou este jogo. A equipe do Canal 10 chegou à cidade por volta da meia-noite e a partida iniciou às duas horas da manhã. Para frustração da torcida presente, os ídolos Paulo Santana e Lauro Quadros não vieram ao município; apenas Wianey Carlet. O jogo foi contra a equipe dos médicos candelarienses e o placar foi 9x8 para a equipe local. O destaque do amistoso foi Itamar, um anão da equipe do canal 10 que fez seis gols na partida. Atuaram pela equipe local o prefeito Elcy, Ruy Kellermann, Mauro, José Luiz Gomes, Rui Goelzer e Luiz Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário