terça-feira, 28 de junho de 2011

Regional de Futsal 2009






Autocar/Desportivo conquista o Regional

Parecia tudo decidido na decisão da edição 2009 do Regional de Futsal de Candelária. Porém, alguns poucos minutos mudaram completamente os rumos da disputa e geraram um ambiente poucas vezes visto no ginásio municipal Walter Filter. O público presente à decisão da 2ª Copa Sesc/Prefeitura de Candelária de Futsal foi despertado de uma aparente apatia para uma espécie de êxtase coletivo, que se estendeu até uma inesperada decisão nos pênaltis. E assim, o enfrentamento entre Autocar/Leocar/Desportivo e Santo Antônio/Infotec/Funerária Madre Teresa, válido pela segunda partida final do certame, teve todos os ingredientes de uma decisão daquelas difíceis de esquecer.
O Autocar/Leocar/Desportivo entrou em quadra com a vantagem do empate no tempo normal por ter vencido o primeiro jogo. Contando com apenas oito jogadores, sendo que o fixo Paulo Renato e o ala Luis Fernando estavam machucados, o técnico do Autocar, Jorge Santos, contava apenas com o pivô Otto como opção no banco de reservas. Já o Santo Antônio, comandado pelo técnico Márcio Soares, estava quase completo. O único desfalque foi o ala Cadinho, lesionado. A decisão iniciou equilibrada. Com uma marcação mais compacta, a equipe do Santo Antônio não deixava espaços para o Autocar criar e assustava nos contra-ataques. Aos 5 min, o Santo Antônio abriu o placar com Motta, em bonita jogada individual. Com a vantagem, a equipe candelariense passou a esperar o adversário, que partiu para o ataque. Após várias defesas do goleiro Cristiano, aos 13 min, Paulinho Cambalhota empatou para o Autocar. Um minuto depois, Coelho, em contra-ataque rápido, fez 2x1 Santo Antônio. O Autocar voltou a pressionar, mas até o final da primeira etapa, os candelarienses seguraram a vantagem.
Na segunda etapa, a representação do Autocar voltou mais determinada. Acuado, o Santo Antônio apresentou falhas de marcação e deixou o Autocar virar o placar para 5x2, gols de Paulinho Cambalhota (3) e Luis Fernando.

VIRADA ÉPICA - O jogo que parecia definido ganhou uma nova conotação aos 8min do segundo tempo. Após um desentendimento entre Eduardo e Paulinho Cambalhota, teve início um princípio de confusão entre os jogadores das duas equipes. Acalmados os ânimos, os árbitros Cláudio Cezar e Gelson Flores expulsaram o ala Eduardo, do Santo Antônio, e o goleiro Jair, do Autocar. Como o goleiro reserva Paulo César, do Autocar, não estava presente, o ala Taxinha foi improvisado no gol. A expulsão do goleiro Jair trouxe um novo ânimo aos jogadores e torcedores do Santo Antônio, que passaram a acreditar na reação. O técnico Márcio Soares lançou o pivô Dudu em quadra. Restando 3 min e 37 segundos, o Santo Antônio iniciou a reação com Dudu. Em seguida, Coelho fez 5x4 e 30 segundos depois Dudu empatou o jogo em 5x5. O ginásio Walter Filter ainda comemorava o heróico empate quando novamente Dudu apareceu na frente de Taxinha e virou o placar restando 57 segundos para o final da partida, para delírio de toda a torcida candelariense, que passou a incentivar o time do Rincão Comprido. O Autocar tentou arriscar, mas o Santo Antônio conseguiu segurar a vitória por 6x5, levando a decisão para a prorrogação.

MAIS EMOÇÃO - O tempo extra começou com um lance polêmico. Os jogadores do Santo Antônio reclamaram a expulsão do goleiro Taxinha que perdeu a bola para Coelho no meio da quadra e segurou o adversário pela camisa. Porém, a arbitragem interpretou que Coelho driblou para direita quando sofreu a falta e aplicou cartão amarelo para Taxinha. Depois, o Autocar passou a tomar a iniciativa do jogo, aproveitando-se de seu goleiro-linha. Por três oportunidades, o Santo Antônio conseguiu interceptar a bola no meio da quadra, mas não conseguiu concluir o gol para decidir a partida. Como quem não faz leva, Capelari, de atuação discreta, com categoria, deslocou o goleiro Cristiano e fez 1x0 para o Autocar. No segundo tempo, a equipe candelariense partiu com tudo em busca do empate. Já o Autocar assustava nos contra-ataques. Aos 3min, o pivô Otto, do Autocar, recebeu livre e chutou, mas Cristiano fez ótima defesa. Restando oito segundos para terminar, Motta apareceu livre na cara de Taxinha e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro Cláudio Cezar assinalou pênalti para o Santo Antônio e expulsou Taxinha. Com apenas quatro jogadores e sem goleiro, o fixo Xuxa teve que ir para o gol. Na cobrança, Cássio bateu e empatou o confronto, levando a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, brilhou a estrela de Xuxa. O fixo foi para o gol e defendeu a terceira penalidade do Santo Antônio cobrada por Cássio. Lesionado, o ala Luis Fernando, do Autocar, acertou a última cobrança do time, confirmando, de forma dramática, o título para a equipe de Vale do Sol. Após o jogo, Dudu, do Santo Antônio, foi escolhido pela equipe esportiva da Rádio Vida Nova FM, o melhor jogador da partida.

PREMIAÇÃO - Encerrada a decisão, teve início a solenidade de premiação aos vencedores e destaques da competição. Na categoria livre, a equipe das Lojas Benoit/Pró Gol conquistou o troféu disciplina. O goleiro Jair, do Autocar, foi o menos vazado. Paulinho Cambalhota, do Autocar, foi o goleador com 16 gols e o fixo Paulo Renato, do Autocar, foi eleito o destaque da competição. A Semal recebeu o troféu e as medalhas pelo terceiro lugar e o Santo Antônio pelo vice-campeonato. O gerente da Autocar, Omar Salameh, e o presidente do Desportivo, Fabrício Dias, receberam das mãos do prefeito em exercício, Rui Beise, a taça de campeão regional 2009, seguido de uma grande comemoração entre todos os jogadores e dirigentes da equipe campeã.

Na Juvenil, Atlético conquista o bi
Na preliminar de Autocar x Santo Antônio aconteceu a segunda partida final da categoria juvenil entre Atlético/Semal/Freitas x Ouro Verde/Varejão Oba Oba. Jogando com a vantagem do empate por ter vencido o primeiro jogo, o Atlético adotou uma postura mais defensiva. Já o Ouro Verde partiu para cima em busca da vitória. Destaque para os goleiros Djeison, do Atlético, e Diego Carvalho, do Ouro Verde, que fizeram grandes defesas. No primeiro tempo, Argel abriu o placar para o Ouro Verde, após falha na marcação do tricolor. Feito o gol, o Atlético passou a pressionar. A equipe comandada pelo técnico Douglas Braga chegou a acertar a trave em seis oportunidades. No segundo tempo, o Ouro Verde definiu o placar com Lucas Varone em cobrança de tiro livre direto.

DECISIVO - Com a vitória do Ouro Verde, a decisão foi para a prorrogação. No tempo extra, brilhou a estrela do pivô Guilherme Dassow. Aos 2min, ele converteu um tiro livre, colocando o tricolor em vantagem. Dois minutos depois, William empatou para o Ouro Verde. Restando 30 segundos para o término do segundo tempo, Guilherme Dassow recebeu passe de João Vitor, enganou o marcador com um giro para a esquerda e acertou um belo chute, de direita, sem chances para o goleiro da equipe do Ouro Verde, marcando 2x1.
Na solenidade de premiação, o Ouro Verde faturou a disciplina. O goleiro Djeison, do Atlético, conquistou o título de goleiro menos vazado. Guilherme Dassow, do Atlético, foi o goleador com 28 gols e o destaque da categoria. O Celeste faturou o troféu e as medalhas pelo terceiro lugar. Já o Ouro Verde recebeu os troféus e medalhas pelo vice-campeonato. O prefeito em exercício Rui Beise entregou o troféu de campeão para o capitão Iago e Maurício Scotta para alegria dos jogadores e torcedores do tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário