terça-feira, 28 de junho de 2011

A história do futsal de Candelária - parte 8



A história do futsal candelariense - parte 8

A partir de 1998, a Liga Candelariense de Esportes (Lice), presidida por Air Menezes, é quem organiza os certames municipais. O Campeonato Municipal de Futsal 98 contou com a participação de 10 equipes. Uma novidade que fez a diferença neste campeonato foi a liberação para as equipes de Candelária trazer jogadores de outros municípios para a disputa do certame. A final foi entre o tri-campeão municipal Bom Preço e o Boca Juniors. O Boca Juniors, com uma equipe mais qualificada, tendo na sua maioria jogadores de fora do município, acabou levando a melhor nas duas partidas decisivas, vencendo o Bom Preço por 7x5 e 9x4. O time campeão teve: Pantera, Itamar,Cássio, Roberto, Rivelino, Paulo Rusch, Marcelo Goelzer, Gilmar Pavin, Ilário Rusch, Pingo e Lola. A equipe foi comandada por José Luiz Gomes. Em 99, devido a reclamações pelo último municipal, a Lice decide organizar um campeonato municipal somente com jogadores nascidos em Candelária. O certame, denominado de Taça Municipal de Futsal, conta com nove equipes participantes na categoria livre. Também é organizado pela primeira vez um certame de veteranos neste mesmo campeonato, que conta com quatro equipes inscritas. Na final da categoria livre se enfrentam Bom Preço e Escritório Mariano/ Elétrica Menezes. Nas duas partidas finais, O Bom Preço não deu chances ao adversário e venceu por 5x0 e 4x2, conquistando o tetra campeonato municipal. O time campeão foi formado com Zeiro, Luciano, Marcelo Chupim, Itamar, Garcia, Taxinha, Márcio, Róbson, Diovan, Chubrega, Marco Kohl, Nereu e Alexandre. Time comandado por Valmor Weirich. Nos veteranos, a equipe da Farmácia Saúde se sagra o primeiro campeão de veteranos de Candelária.

O início dos Campeonatos Regionais

Neste mesmo ano, a Lice organiza o primeiro campeonato Regional de Futsal em Candelária. Sete equipes participam do certame. Este campeonato foi um divisor de águas pois marcou o fim de Bom Preço e Korpus/Ipiranga e o nascimento de outra rivalidade forte no município: Marvados x Mariano. Neste ano, as duas equipes fazem a final do regional. Na primeira partida, empate em 3x3 e na decisão vitória do Mariano por 4x1. O time campeão foi formado com Joca, Fabio, Luizinho, Beto,Taxinha, Miltinho, Cuca, Vitinho, Demétrius, Bimba, Gleiton, Abel, Rafael, André e Fabio. O time foi treinado por Fernando Machado (já falecido).

Em 2000, o municipal de futsal passa a ser denominado de fechado e conta com a participação de sete equipes na categoria livre, quatro equipes nos veteranos e uma novidade, um certame na categoria mirim, que conta com quatro equipes inscritas. Na categoria livre Marvados/Pinheirão x Olarias chegam a final pela primeira vez. No primeiro jogo, empate em 3x3 e na segunda partida, vitória do Marvados por 7x2. O time campeão - treinado por Fábio Bischof - foi formado com Zeiro, Fausto, Éder, Marcelo Chupim, Betinho, Rafael Vezentini, Itamar, Paulo Rusch, Marcelo Goelzer, Iuri, Nereu, Marco Kohl e Miguel. Nos veteranos o Marvados também sagrou-se campeão e na mirim, o título ficou com a equipe do Minuano/Gasparzinho. Também teve neste ano a segunda edição do Campeonato Regional de Futsal. O certame contou com a participação de oito equipes. Como no ano anterior, os rivais Marvados x Mariano se encontram novamente na final. Na primeira partida, vitória do Marvados por 3x2. No segundo confronto, empate em 3x3 o que forçou a realização de um jogo extra. Na decisão, vitória do Marvados por 10x3, sagrando-se campeão regional. O time campeão foi formado com Beto, Nelson, Itamar, Mosquito, Rafael Vezentini, Pino, Marcelo, Bininho, Nereu, Léo, Alvonei e Éder. O time foi comandado por Flávio Kochemborger.

Em 2001, o fechado teve a participação de 15 times na categoria livre e cinco nos veteranos. Neste ano, o certame voltou a ser organizado pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal. Marvados x Mariano se encontram pela primeira vez em uma final no municipal. Após dois empates por 1x1 nas duas partidas, a decisão foi para a morte súbita. Somente após três prorrogações, o Marvados conquista o bi-campeonato com um gol anotado por Zuza. O time campeão treinado por Edio Hanauer foi formado com Beto, Noé, Jonas, Xuxa, Márcio Soares, Zuza, Ducho, Marcelo Goelzer, Nelsinho, Márcio Fröeming e Pino. Nos veteranos, o Mariano conquista o título. A terceira edição do Regional também é realizado em 2001 e conta com 12 equipes participantes. Marvados x Mariano fazem a terceira final seguida do certame, o que consolidou de vez o duelo como sendo maior clássico do futsal candelariense. Na primeira partida , o Marvados venceu o rival por 6x4. No segundo jogo, a partida estava em 6x2 para o Marvados quando foi interrompida por uma briga entre jogadores e torcedores das duas equipes. Em razão do tumulto, a arbitragem encerrou a partida por falta de segurança e o Marvados conquistou o bi-campeonato regional. O time do técnico Flávio Kochenborger foi formado com Beto, Bininho, Nélson, Mosquito, Batista, Pino, Vitinho, Xuxa, Léo, Émerson, Vagner, Melinho e Alvonei.

Já em 2002, o municipal fechado teve a participação de 18 equipes na categoria livre, cinco equipes na categoria veteranos e sete equipes na categoria infantil. Na livre a final foi entre as equipes do Copagaz/Alvorada e Marvados/Semal. O Copagaz/Alvorada não deu chances para o atual bi-campeão e conquistou o caneco com duas vitórias por 5x1 e 2x1. O time campeão teve Zeiro, Xuxa, Garcia, Alemão, Marco Kohl, Xandy, Deco, Lucas, Mário, Marcelo Chupim, Chubrega e Cléber. A equipe foi comandada por Valmor Weirich e Roni Boijink. Nos veteranos, o Sinfucan conquista o título e na infantil, os meninos da Cristiano Graeff levam o caneco. A quarta edição do regional de futsal em 2002 contou com a participação de 12 equipes. Na final uma surpresa, Marvados/Semal x Copagaz/Alvorada reeditam a final do fechado. Esta final quebra a seqüência de três anos de finais entre Marvados x Mariano. Com um plantel mais qualificado, o Marvados não deu chances ao adversário e conquistou o tri-regional com duas vitórias, 10x1 e 8x3. O time campeão atuou com Beto, Dilamar, Nelson, Mosquito, Bininho, Rodrigo, Léo, Candinho, Caçapa e Gustavo Pavin. O time teve como técnico José Luiz Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário